c u i d a d o s   e   m a n u t e n ç ã o 

assim como em nossos processos de produção, o afeto deve estar presente nos cuidados da sua peça, para que ela se mantenha íntegra durante os anos de uso. Nosso tecido é de fibra natural, com porcentagens de linho e algodão que se adaptam bem às temperaturas do clima tropical brasileiro e conferem às peças arejamento e conforto. 

 

a indicação do fabricante têxtil para produtos de fibras naturais é sempre de uma lavagem delicada, preferencialmente manual e com atenção especial às interferências artesanais, como no nosso caso, o bordado. Caso a lavagem manual não seja uma opção, prefira sempre os ciclos mais amenos e delicados da máquina de lavar caseira. Não é indicada a lavagem industrial e/ou a seco. 

 

parte de nossas peças são tingidas por corantes vegetais, em escala artesanal e com fixadores naturais, por isso, as substâncias utilizadas no processo de lavagem devem também seguir os mesmos princípios. Para estas peças seguem algumas indicações:

 

         →   Indicamos o uso de sabão sem adição de petroquímicos e de Ph neutro, assim você garante a durabilidade                 da coloração natural e não agride o meio ambiente.
            

         →    É importante também que a peça seque a sombra e não seja permanentemente exposta aos raios solares.

         →    Se lavada manualmente, não deixar a peça de molho e não friccionar ou causar qualquer tipo de atrito.

         →    Em caso de mancha de gordura, aplicar uma camada de talco sobre o local e passar ferro no avesso do                    tecido. O calor fará o talco absorver a gordura transformando-o numa pasta que deve ser retirada                              eliminando assim a mancha.

 

nossos produtos sempre são acompanhados de um TAG específico para esclarecimento dos cuidados necessários com as peças, além disso, elas também carregam a etiqueta de composição dentro das normas de comunicação nacional que indicam os processos apropriados para manutenção de cada produto. Para interpretação correta da iconografia, as respectivas descrições estão abaixo: 

formas de lavagem.jpg

para as peças produzidas em couro: 

É importante que a peça seja armazenada dentro do saquinho de algodão que a acompanha, assim você evita exposição a poeira, luz solar e outras situações que possam eventualmente prejudicar a durabilidade do produto.

 

no caso das bolsas, evite empilhar outras bolsas ou objetos em cima da peça e se for possível, guarde-a mantendo o enchimento de papel kraft que você recebeu, assim o recheio auxiliará na permanência da forma conservando seu formato original.

 

Caso seja necessário higienizar a sua peça, prefira um pano seco de algodão sem cor. Se não for suficiente, utilize um pano levemente úmido, ou ainda, em último caso e somente se extremamente necessário, faça o uso de sabão de coco ou qualquer sabão natural de sua preferência sobre a área a ser limpa.

 

A bolsa Lourdes e o sapato Catarina são produzidos em couro natural curtido à partir de cascas de árvores nativas do Sertão nordestino ricas em tanino, substância utilizada no tratamento natural do couro. Seu processo não conta com agentes químicos ou metais pesados, logo, não há descarte destes dejetos na natureza. Este processo deixa o couro suscetível a mudanças de coloração com o passar do tempo, geralmente um leve escurecimento do tom cru. Esta é uma característica do material e seu processo natural de envelhecimento, por isso não se preocupe se notar esta mudança na sua peça!

 

Para melhor conservação, hidrate o material uma vez ao ano aplicando uma fina camada de óleo de amêndoas ou óleo mineral. Esse processo ajudará a peça a se manter hidratada e tornará a vida da sua bolsa mais longeva.

ficou alguma dúvida sobre como cuidar do seu produto? entre em contato com a gente por e-mail em: contato@ateliefoz.com.br ou pelo instagram