m a n i f e s t o 

na geografia,  f  o  z  é o lugar de colisão entre águas distintas, a desembocadura de um rio em outro ou mesmo no mar,  ponto de encontro entre potências distintas que se chocam após confluências e meandros, concebendo um terceiro corpo, pardo por natureza, derivado de existências distintas, de água nem doce nem salgada, proveniente do encontrar.

somente existe à partir do contato, sua natureza é filha do casamento entre diferenças e por assim ser, sua essência se torna única. a   f  o  z   é onde mora o Brasil profundo, sua identidade híbrida, parda, miscigenada, gestada por povos distintos e filha de muitas mães.

local de deságua, encontro, abraço entre corpos distintos que se colidem e integram, gerando um terceiro lugar, filho de contrastes, fruto de forças opostas que se reúnem na miscigenação de mundos distintos e concebem o híbrido.

pode ser onde morre o rio, mas é também local do nascimento de novos mundos. f  o  z  nasce como uma possibilidade do vestir artesanal, que reúne tradição originalmente brasileira passada por gerações de mulheres ribeirinhas da região do vale do Rio São Francisco à ideais contemporâneos de uma moda que acredita na legitimidade de um produto feito com calma e cuidado.

manifesto 11.png

à partir de matéria prima selecionada especialmente para a execução dos bordados tradicionalmente brasileiros sem deixar de lado o conforto do vestir, nossas peças passam por processos artesanais e em

pequena escala que garantem a qualidade na execução do trabalho do começo ao fim. Todos os materiais são de origem 100% natural, livres de derivados petroquímicos e processos agressivos ao meio ambiente. 

acreditamos em uma moda originalmente brasileira, que não distingue artesanato de artesanal e entende que o trabalho tradicional do fazer manual originário é patrimônio imaterial da identidade de nossa terra, fruto de suas miscigenações e processos civilizatórios, resultado da resiliência de povos ancestrais que transmitem suas histórias através dos gestos de suas mãos atravessando gerações.